quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Políticas de Educação à Distância e Formação de Professores

O trabalho dos tutores é de suma importância na Educação à Distância, pois eles são os elos da corrente que aproximam o aluno do conhecimento que ele próprio,  vai "construindo" no decorrer do curso, na interação com colegas e professores. É uma forma de educar ou de levar a educação para mais perto daqueles que por diversas razões não podem ter acesso a uma educação tradicional. Acredito ser a Educação à Distância uma solução viável para muitos que querem ter acesso a um curso superior e por razões geográficas e tempo não podem. É claro que, assim como muitos analisam as faculdades e os cursos, antes de prestarem o vestibular,  se decidirem por uma formação à distância, devem analisar as instituições que estão oferecendo esse tipo de serviço, bem como, os profissionais (corpo docente: professores e tutores) das mesmas. O fato das aulas serem presenciais, isto é, o "jeito tradicional" , não é garantia de bom aprendizado. Profissionais de hoje, não são mais escolhidos no mercado de trabalho somente pelos diplomas que carregam, sejam eles formados em escolas tradicionais ou em cursos à distância. A Educação à Distância é uma realidade que já vem acontecendo há algum tempo em países da Europa, Estados Unidos, Ásia, etc. É democrático, moderno e possível. Acredito no trabalho sério de muitas instituições de ensino à distância aqui no Brasil e como educadora que sou, eu apoio essa ideia.

http://porsimonemedeiros.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Prezada Professora Maria Letícia.

    Ao ler os seu comentário sobre o tema citado acima, alguns itens chamaram minha atenção, são eles:
     A EaD democrática;
     Trabalho sério de muitas instituições e
     Apoio a EaD.

    Esses itens nos permitem momentos de reflexão quanto essa modalidade de ensino. Ao compararmos o ensino tradicional e a EaD nota-se que realmente ela é mais democrática, por se desenvolver independente do local onde o educando esteja e em que condições físicas se encontra. Apesar de ser uma nova modalidade de ensino há instituições totalmente comprometidas no que tange no atendimento e transferência de conhecimento, uma vez que a EaD é um processo ativo , com maior participação dos cursados . Enfim, assim como você professora, apoio e acredito na educação a distância.

    ResponderExcluir
  2. Leticia...acrescentando; sugiro aos alunos que experimentem sim essa nova metodologia - EaD porque o mercado de trabalho requer profissionais atualizados e comprometidos com seus objetivos. As novas metodologias tecnologicas é um modismo inovador que veio para ficar. Nessa semana, na empresa onde trabalho, fizemos uma reunião virtual...veja como essa ideia é legal, viabiliza negocios e nos aproxima do saber!

    ResponderExcluir
  3. Professoras e amigas, descobrir e aprender a usar recursos tecnológicos de comunicação que ajudem em nosso trabalho de ensinar os alunos, é criar uma corrente do saber. Incentivar os sentidos visuais e auditivos, através de vídeos, datashow, etc., é como uma ferramenta de "marketing", promovendo e dissiminando o "nosso produto".

    ResponderExcluir