quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Relatório

Oi amigos de pós,
Estou postando meu relatório (DA) para a segunda disciplina. Façam seus comentários! Obrigada!


INTRODUÇÃO:

Esse relatório visa mostrar o desenvolvimento da implantação da Educação a Distância (EaD) no Brasil. Primeiramente, relatarei um breve histórico sobre o surgimento e o desenvolvimento dessa metodologia diferenciada de ensino que vem se desenvolvendo e se ampliando em todo o território brasileiro, como uma opção viável e confiável de garantir o direito à educação a todos os brasileiros, de maneira mais democrática. Antes, porém, é preciso que se explique, ou melhor, que se dê um conceito sobre EaD. Segundo o Artigo 1º do Decreto Lei nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que regulamenta a EaD no Brasil: “caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. (BRASIL, 2005)”. Segundo Moore e Kearsley; “educação a distância é o aprendizado planejado que normalmente ocorre em lugar diverso do professor e como consequência requer técnicas especiais de planejamento de curso, técnicas instrucionais especiais, métodos especiais de comunicação, eletrônicos ou outros, bem como estrutura organizacional e administrativa específica. (MOORE; KEARSLEY, 1996, p. 2)”.

HISTÓRICO:

A história da EaD no Brasil teve seu início com o Jornal do Brasil em 1891 oferecendo curso profissionalizante de datilógrafo por correspondência. Em 1904, instituições privadas que representavam organizações norte-americanas implantaram as Escolas Internacionais que ofereciam cursos pagos, em espanhol, por correspondência em jornais da época. Devido às dificuldades com a ineficácia do uso dos correios nesse período, o ensino por correspondência não foi incentivado por parte das autoridades educacionais brasileiras e nem pelos órgãos governamentais.
Nessa época, a EaD ainda se utilizava de material impresso. Contudo, acompanhando sucessivamente o desenvolvimento tecnológico, passou a se utilizar de recursos de áudio e vídeo. Primeiramente, em 1923 com o surgimento da Rádio Escola, fundada no Rio de Janeiro por Herique Morize e Roquette Pinto, que fornecia cursos de línguas (português e francês), literatura francesa, silvicultura, esperanto, radiotelegrafia e telefonia, e com a Comissão de Cinema Educação, também no Rio de Janeiro em 1927. Ainda na cidade maravilhosa, em 1934, Roquette Pinto, instalou a Rádio Escola Municipal. Tanto a Rádio Escola, como a Rádio Escola Municipal, se utilizavam da correspondência para contato com seus alunos. Em 1937, é criado o Serviço de Radiodifusão da Educação, mas foi somente nos anos de 1939 e 1941 é que surgiram os primeiros institutos brasileiros que passaram a oferecer de maneira sistemática cursos profissionalizantes à distância; o Instituto Rádio Técnico Monitor e o Instituto Universal Brasileiro, respectivamente. O Instituto Rádio Técnico Monitor ainda hoje, oferece cursos técnicos, supletivos e profissionalizantes, de formação profissional, inclusive, com cursos presenciais e mais recentemente com o advento Internet, desenvolveu uma metodologia própria para e-learning e seus planos de ensino abrangem todos os níveis de educação, sendo que cerca de cinco milhões de alunos já estudaram no Instituto Monitor, até hoje.
O IUB, Instituto Universal Brasileira, seguindo pelo mesmo caminho, já formou milhões de alunos. Atendendo a milhares de alunos em seus cursos profissionalizantes de Auxiliar de Contabilidade, Desenho Artístico e Publicitário, Fotografia, Inglês, Violão, etc. e supletivos. Recentemente, foi criado o UNIUB – Cursos on-line, substituindo o material impresso pela Internet e a correspondência via correio pelo e-mail, além do chat.
Dando um salto, em 1947, SENAC e SESC e emissoras associadas, fundam a Universidade do AR, que durou até 1961. Os alunos estudavam através das apostilas e corrigiam os exercícios com auxílio dos monitores de televisão. O SENAC, atua até hoje com EaD. Em 1976, foi criado o Sistema Nacional de Teleducação que, embora, por correspondência, realizou algumas experiências educacionais por rádio e televisão. Em 1983, conveniado com outras instituições, desenvolveu programas radiofônicos, denominados “Abrindo Caminhos”, sobre orientação profissional na área de comércio e serviços.
Em 1988, seu sistema é informatizado e em 1995 é criado o CEAD – Centro Nacional de Educação a Distância.
A partir de 1996 é implantada a série radiofônica educativo-educacional Espaço SENAC, denominada atualmente de Sintonia SESC-SENAC. Já, em 2000, foi criada a Rede Nacional de Teleconferência, por via satélite pela STV – Rede SESC-SENAC de Televisão, com interatividade em tempo real através de e-mail, fax e telefone, em todas as unidades do Sistema SENAC, incluindo suas escolas sobre balsas e rodas. Atualmente, o SENAC, oferece cursos à distância, inclusive de pós-graduação lato-sensu , através da Rede EaD SENAC.
É preciso que se fale sobre o Programa Nacional de Telecomunicação no Ministério da Educação e Cultura – PRONTEL, na década de 60, responsável por coordenar e apoiar o desenvolvimento da EaD no país. A seguir, de grande importância vieram o Projeto Saci (Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares) em 1967, pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que tinha como objetivo criar um sistema nacional de telecomunicações com o uso de satélite, disponibilizando um serviço de comunicação de massa a serviço da educação. Em 1970, veio o Projeto Minerva, um convênio entre o Ministério da Educação, a Fundação Padre Landell e a Fundação Padre Anchieta, cujo objetivo era levar a Educação e promover a inclusão social de adultos, através do rádio, mantendo-se até o início dos anos 80. Nas décadas de 70 e 80, cursos de supletivos foram sendo oferecidos por fundações privadas e organizações não governamentais, utilizando materiais impressos, tecnologias de teleducação e satélites. Destaca-se o Telecurso; programa de educação supletiva a distância para 1º e 2º graus, lançado pela Fundação Roberto Marinho que em 2006 foi denominado de Novo Telecurso, e que se utilizava de livros, vídeos e transmissão por TV, além de disponibilizar salas por todo o território nacional, para que os alunos pudessem assistir às transmissões, aos vídeos e materiais de apoio, o que beneficiou mais de cinco milhões e meio de alunos brasileiros.
Em 1995, o programa “Salto para o Futuro”, foi incorporado à TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação), fato considerado como um marco na EaD nacional. Ainda na década de 90, Instituições de Ensino Superior começaram a desenvolver cursos baseados nas novas TICs, passando a ser credenciadas para oferecer cursos superiores de graduação na modalidade a distância. Hoje, a EaD encontra-se difundida no Ensino Superior brasileiro, tanto pela oferta de 20% da carga horária de cursos presenciais por disciplinas que são ministradas on-line, quanto pela variedade de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu ofertados totalmente à distância.
Assim, a EaD surge, oficialmente, no Brasil, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996), sendo normatizada pelo Decreto 2.494 (de 10 de fevereiro de 1998), pelo Decreto 2.561 (de 27 de abril de 1998) e pela Portaria Ministerial 301 (de 7 de abril de 1998).

DADOS ATUALIZADOS:
Veja na tabela abaixo os resultados do observatório de projetos de educação a distância do AbraEAD 2008:
Número de brasileiros em cursos de Educação a Distância,
Instituições credenciadas e cursos autorizados pelo Sistema de Ensino (AbraEAD/2008)

Educação corporativa e Treinamento em 41 empresas (AbraAED/2008)

SENAI

SEBRAE

SENAC



CIEE

Fundação Bradesco

OI Futuro

Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (Seed/MEC)


Governo do Estado de São Paulo








Fundação Telefônica





Fundação Roberto Marinho


EJA, Fundamental, Médio, Técnicos, Graduação, Pós-graduação

Formação de funcionários, colaboradores e fornecedores

Formação inicial e continuada de trabalhadores (exclui os cursos de formação técnica de nível médio e de pós-graduação)

Cursos para empreendedores: Análise e planejamento financeiro, Aprender a apreender, Como vender mais e melhor, De olho na qualidade, Iniciando um pequeno grande negócio e Desafio Sebrae



Programas compensatórios de matemática e português e cursos de formação inicial e continuada, nas áreas de informática, gestão, comércio, saúde e turismo e hospitalidade.



Cursos de iniciação profissional


Escola Virtual

Tonomundo

Proformação, Proinfantil, Tecnologias na Educação e Formação pela Escola*


Rede do Saber: Crônica na Sala de Aula, Se Toque, Progestão, Viva Japão, PEC Formação Universitária Município, Curso de Pregão Eletrônico, Convênio com Escola Paulista de Magistratura, Videoconferências do Centro Paula Souza, Curso de Iniciação Funcional para Assistentes Sociais do Tribunal de Justiça. / Departamento de Informática Educativa (DIE/FDE):Interaction Teachers, Interaction Students. **


Educarede (Projetos Minha Terra, Memórias em Rede, Coisas Boas 2007 e Rede de Capacitação)

Telecurso TEC e Multicurso Ensino Fundamental, Tecendo o Saber, Projetos de Formação Educacional, Travessia e Poronga
972.826
582.985
53.304
218.575

29.000



148.199

164.866

175.398

8.552


119.225










9.000




22.553




TOTAL

2.504.483

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